CAPTCHA de animais

LINKS PATROCINADOS

asirralogowithname-medium.png
CAPTCHA significa (Completely Automated Public Turing test to tell Computers and Humans Apart). É aquele teste que todo mundo já deve conhecer onde você é obrigado a digitar em um campo as letras e números que aparecem em uma imagem. Isto é comum quando estamos preenchendo algum formulário ou acessando algum serviço de consulta em algum site. A idéia é ter certeza que o acesso está sendo feito por um ser humano e não por um software automatizado de computador.

Esse tipo de teste gera muitos transtornos já que as imagens com os textos e palavras normalmente são distorcidas, utilizam fontes estranhas, cores e imagens de fundo que deixam as pessoas na dúvida se é uma letra l ou um número 1, se é um G ou um 6, se é a letra O ou é o número 0. E o mais chato é que este tipo de teste não é muito eficiente já que computadores podem ler imagens utilizando OCR e com um pouco mais de processamento podem detectar que letras e números estão nas imagens.

Diante disto a Microsoft em parceria com um site chamado Petfinder.com está com um projeto de CAPTCHA diferente. O sistema mostra algumas fotos de cães e gatos e pede para o usuário marcar todas as fotos de gatos. É uma tarefa muito simples para qualquer pessoa, mas é muito complicado para um computador.

O projeto se chama Asirra (Animal Species Image Recognition for Restricting Access).
Já existem outros projetos semelhantes a este que você pode conhecer aqui: PIX CAPTCHA, KittenAuth, Chew and Tygar e hotcaptcha.com

Ao utilizar o Asirra será mostrada uma tela com algumas fotos de cães e gatos em miniatura. Quando passamos o mouse uma versão maior da foto é mostrada. Se clicamos na foto a mesma é selecionada. Existem mais de 2 milhões de fotos diferentes no sistema. A possibilidade delas se repetirem é muito pequena. Então a pessoa é convidada a marcar quais são as fotos de gatos. Visite http://research.microsoft.com/asirra/ utilizando internet explorer e aguarde carregar a tela. Clique nas fotos de gatos e clique em “Score Test” para ver o resultado.

Veja um exemplo de formulário em funcionamento com o Asirra:
http://www.asirra.com/examples/ExampleService.html

Você pode utilizar este sistema gratuitamente em seus scripts. Visite:

Existe até um plugin para WordPress: PHP WordPress blog plugin

Veja mais informações de como utilizar aqui:
http://research.microsoft.com/asirra/installation.aspx

Veja mais dicas sobre CAPTCHA
http://www.captcha.net/

LINKS PATROCINADOS
Veja uma seleção dos 10 melhores artigos que temos sobre este assunto:
Pesquisa personalizada

Deixe seus comentários